sexta-feira, 17 de junho de 2011

Linguagem Corporal




De acordo com pesquisas o impacto de uma mensagem sobre o ouvinte está relacionado conforme , de acordo com pesquisas:

07% - palavras ( o que a pessoa diz)
38% - tom de voz, inflexão ( a maneira como fala)
55% - corpo, olhos, mãos, braços, pernas, dedos (expressão e gestos)

Primeiramente,todos devem saber que a gesticulação foi a primeira forma de comunicação .Pode-se considerar a linguagem corporal como uma das muitas categorias da comunicação não verbal, que é mais ampla, pois engloba as modificações que ocorrem em nossa voz e que influenciam as mensagens que transmitimos.

A ciência que estuda a linguagem corporal é conhecida como: Kinésica ou Quinésica e o que ela faz é estudar o significado expressivo ou comunicativo dos gestos e movimentos corporais percebidos pelos sentidos visual, auditivo ou táctil, de acordo com a situação.
 Num processo de comunicação há um emissor, um receptor e, um meio, pelo qual a mensagem é propagada. Esse meio ou canal pode ser verbal, corporal e escrito.
A linguagem corporal é manifestada através da postura e dos gestos,muitas vezes insconscientes,que expressam nossos verdadeiros sentimentos e intenções
Veja o significado de alguns gestos e quão importante eles são,pois,da mesma maneira que,quando vamos fazer uma entrevista ou apresentação,temos que "ensaiar" o que vamos falar para não falarmos sem pensar,devemos também estudar e praticar nossos gestos e postura,pois eles devem ser coerentes  com o conteúdo da mensagem
A expressão corporal é fortemente ligada ao psicológico, traços comportamentais são secundários e auxiliares. Geralmente é utilizada para auxiliar na comunicação verbal, porém, deve-se tomar cuidado, pois muitas vezes a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra completamente diferente.

"Melhorar a comunicação é o primeiro passo para alcançar grandes conquistas."
Para isto temos que entender que, além das palavras, estão os gestos que as acompanham que são,inclusive,
mais importante do que o que dizemos com as palavras, pois estes gestos e posturas são os que entregam (ou não) sentimento e validade às nossas expressões verbais.  

Posturas e Gestos
"Não há palavra tão clara como a linguagem corporal,
uma vez que se tenha aprendido a lê-la."

Afirma-se que as atitudes psicológicas afetam a postura e o funcionamento do
corpo, de forma que os problemas neuróticos também aparecem em sua estrutura
e função. Se a linguagem corporal revela o estado de ânimo, a personalidade e a
capacidade de estabelecer contato com outros, deve ser possível que a pessoa
mude ao modificar sua linguagem corporal. O importante é saber qual mensagem
se procura transmitir e o que realmente se diz com as diferentes partes do corpo.
A pessoa que compreende a linguagem corporal e a emprega possui o domínio
das posturas mais importantes e pode relacioná-las com os estados emocionais.
Assim, esta pessoa será mais perceptiva ao tratar com as outras. Esta arte pode
ser ensinada, uma vez que depende de uma cuidadosa observação, porém
somente será aprendida se a pessoa estiver consciente de que ela existe.
Lembre-se que:
A pessoa de costas curvadas =não tem o ego tão forte quanto aquela
que mantém as costas eretas; por outro lado, as costas eretas são menos
flexíveis.
Os ombros encolhidos significam raiva ou indignação contida; os ombros
erguidos se associam ao medo;
 Os ombros largos e retos denotam assumir responsabilidades; os ombros curvados têm a conotação de levar um fardo pesado.
Os movimentos de cabeça, pálpebras e mãos não representam diferentes
posturas, mas são denominados pontos. Uma seqüência de vários pontos é
qualificada como uma posição, que envolve pelo menos a metade do corpo e
pode durar cerca de cinco minutos.
Tenha presente que:
Quando se conversa, existem certos movimentos da cabeça que indicam o
término de uma frase e que se está esperando a resposta do interlocutor.
• Ao falar, o homem e a mulher normais olham à direita e à esquerda, acima
e abaixo, piscam; erguem as sobrancelhas; mordem os lábios; tocam o
nariz. Cada movimento está ligado ao que dizem. Assim como abaixar a
cabeça indica o fim de uma afirmação ou levantar a cabeça, o fim de uma
pergunta, as modificações maiores da postura indicam pontos finais nas
interpretações.
A postura não é só um meio de pontuar a conversação; é também a maneira
como as pessoas se relacionam entre si quando estão reunidas. É possível
distinguir três tipos de posturas:
• inclusivo-não inclusivo
• de orientação frente a frente ou paralela
• de congruência-incongruência.
Inclusivo-não inclusivo
A inclusividade ou a não-inclusividade descreve a maneira como os membros de
um grupo incluem ou não as pessoas. E isso fazem colocando seus corpos,
braços ou pernas em determinadas posições. Os braços e as pernas dos
integrantes do grupo são empregados inconscientemente para proteger o grupo
da intrusão.
De orientação frente a frente ou paralela
A segunda categoria supõe que duas pessoas podem se relacionar do ponto de
vista da postura, enfrentando-se, sentando-se uma ao lado da outra ou, talvez,
voltados para uma terceira pessoa. A disposição frente a frente é habitual nas
relações professor-aluno e médico-paciente nas quais se transmitem emoções ou
informação. As disposições paralelas se dão, por exemplo, entre dois ou mais
alunos que estão prestando atenção na exposição de um professor. Os arranjos
de disposição paralelos, quando adotados livremente, indicam que provavelmente
essas pessoas estão em uma situação neutra, pelo menos nesse momento.
A maneira como um casal se coloca numa reunião social também diz muito de sua
relação.
De congruência-incongruência
Esta categoria se refere à capacidade dos membros de um grupo de imitarem uns
aos outros. Quando um grupo se encontra em congruência, as posições de seus
corpos são copiadas entre si, em certos casos como imagens em um espelho.
É interessante observar que quando um membro de um grupo congruente muda
de posição, todos o fazem com ele. Em geral, a congruência de posição de um
grupo indica que todos os membros se encontram de acordo. Se o grupo tem dois
pontos de vista, os defensores de cada opinião adotarão posições distintas; cada
subgrupo será congruente entre si, porém não congruente com o outro. O líder em
qualquer reunião social ou familiar escolhe muitas vezes a posição do grupo e
todos o seguem invariavelmente.
As partes do corpo e a linguagem corporal
As diferentes partes do corpo comunicam permanentemente o estado de ânimo, a
personalidade e a atitude das pessoas. Por exemplo, a pessoa dominante planta
solidamente os pés no chão, adota uma postura firme e às vezes usa táticas
impositivas, o que expressa o controle e a responsabilidade sobre seus assuntos.
Por outro lado, o uso de movimentos corporais excessivos sem significação real
está associado a personalidades imaturas.
A seguir, apresentamos uma breve revisão do que expressam diferentes partes do
corpo, como as mãos ou o rosto e aspectos associados, tais como o vestuário e o
tempo.
As mãos
As mãos desempenham um papel muito importante nas comunicações. Seu
movimento está estritamente associado às emoções. Quando uma pessoa deseja
enfatizar ou dar intensidade às suas palavras, os movimentos de suas mãos são
mais amplos e deliberados.
Tenha presente que:
Os movimentos das mãos são mais freqüentes quando uma pessoa tem
dificuldade de expressar verbalmente suas idéias ou quando lhe é trabalhoso
fazer-se compreender. Por isso, quanto maior for sua necessidade de se fazer
entender, maior intensidade dará à expressão das mãos e gesticulará mais
amplamente.
Pode-se insinuar o interesse ou a preocupação com um assunto tocando o
antebraço da outra pessoa. Além disso, por meio de um aperto de mãos em uma
determinada situação, é possível revelar e captar os mais diversos sentimentos de
força ou fraqueza, atitudes de superioridade ou inferioridade, entusiasmo ou frieza,
interesse ou desinteresse, segurança ou insegurança, temor ou ansiedade.
Os olhos
De todas as partes do corpo humano usadas para transmitir informação, os olhos
são a mais importante para refletir os matizes mais sutis. O primeiro contato que
geralmente fazemos com as pessoas é através dos olhos; muitas vezes basta um
olhar para iniciar uma relação ou terminá-la, escolher ou rejeitar algo ou alguém.
Os músculos dos olhos são maravilhosamente sutis, razão pela qual cada olhar é
minuciosamente distinto do outro; informa-nos sobre o que acontece dentro da
pessoa que olha. Além disso, a intenção de se comunicar por meio do olhar é
mais reveladora quando se faz inconscientemente.
Existem diferentes formas de se trocar olhares, que variam de acordo com o lugar
onde ocorre o encontro. Às vezes empregamos a técnica de olhar-e-desviar-oolhar
quando encontramos pessoas famosas. Queremos assegurar-lhes que
respeitamos sua intimidade. O mesmo ocorre com as pessoas portadoras de
deficiência ou inválidas a quem olhamos brevemente e desviamos o olhar antes
que possa ser considerado um olhar fixo. É a técnica que empregamos em
qualquer circunstância à qual não estamos acostumados, na qual um olhar fixo
tornar-se-ia incômodo.
Existe uma medida sutil do tempo empregado ao falar, escutar, olhar e desviar o
olhar. A maior parte das pessoas desvia o olhar imediatamente antes ou depois de
haver dito uma em cada quatro frases. Alguns o fazem no início ou na metade da
frase. Ao terminar de falar, a metade das pessoas olha seu interlocutor. Desviar o
olhar durante uma conversação pode ser um meio de ocultar algo. Devemos
recordar que o contexto determina o significado dos olhares.
O contato visual também pode modificar uma relação. Sentimos a importância do
olhar quando alguém se nega a nos olhar nos olhos e não conseguimos perceber
se lhe interessamos ou se lhe importa mais a mensagem que desejamos
transmitir-lhe.
Tenha presente que:
Se alguém nos olha e o surpreendemos olhando-nos sentimo-nos incômodos e temos consciência de que algo está errado. Nesse caso,também, sentimo-nos perturbados e incomodados.
O distanciamento do olhar está associado à intenção de ocultar a intensidade de uma emoção ou de um sentimento.
Às vezes, a ausência de contato visual dá a impressão de isolamento.
Um forte desagrado se comunica evitando-se ver — deliberadamente — os
olhos da outra pessoa ou olhando-a de modo intenso e duro.
O rosto
A expressão facial evidencia diferenças importantes no significado da mensagem.
Se desejamos enviar uma mensagem calorosa ou positiva, a apoiamos com um
sorriso amável. Se, ao contrário, se trata de uma mensagem séria, mostramos
uma expressão grave, solene ou circunspecta.
Com os movimentos da face também podemos manifestar as emoções mais
profundas ou superficiais. Se há algo que nos contraria, refletimos esse
sentimento com uma expressão dura ou irada. A felicidade se expressa com uma
mudança gestual e com uma mobilidade suave dos músculos faciais. A raiva se
manifesta com os músculos tensos e rígidos.
Este aspecto da linguagem corporal é muito importante uma vez que, com o rosto,
revelamos pensamentos, sentimentos, emoções, atitudes para com pessoas,
idéias ou fatos. Além disso, muitas pessoas nos interpretam ou nos julgam em
decorrência dessas expressões.
O rosto apresenta uma tremenda variedade de expressões. Se nos abstrairmos
um pouco e considerarmos a cabeça, além do rosto, origina-se outra série de
movimentos. Abaixamos, giramos a cabeça ou a fazemos saltar; todos esses
movimentos são significativos. No entanto, têm significados distintos quando se
encontram combinados com diferentes expressões faciais e em diversas situações
culturais. Saber que as pessoas levantam as sobrancelhas ou abaixam as
pálpebras para expressar uma emoção é um fato da observação prática.
As pernas
Para atribuir um significado ao modo de cruzar as pernas e os braços, primeiro é
preciso levar em conta a condição fisiológica do corpo. Há uma forte tendência de
se atribuir uma série de significados ao sentido em que cruzamos os braços.
Ao que parece, foi possível estabelecer que cruzar os braços é, às vezes, um
gesto defensivo, um sinal de que não se aceita o ponto de vista de outra pessoa,
de insegurança ou de desejo de se defender. Estas e outras interpretações são
válidas, porém quando chegamos ao sentido do cruzar dos braços, esquerda
sobre direita ou vice-versa, o terreno é menos certo.
O significado de cruzar os braços também tem sua peculiaridade, uma vez que o
modo de fazê-lo é um traço genético, inato, bem como o é usar a mão direita ou
esquerda para escrever.


 "Após ter lido este texto lembre-se de associar seu movimentos,sua postura e  gestos ao contexto do que está sendo dito.Uma expressão coerente facilita a comunicação,e ambos,o locutor e o interlocutor se entendem,fazendo,desta forma,ocorrer a comunicação."

Associar uma boa comunicação com a linguagem corporal é o seu DIFERENCIAL.Utilize estes recursos e observe o quão bom será seus resultados.




 

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 Oratória
A Arte de Falar em Público



Cinco passos para se ensaiar um DISCURSO:
     
  --->  Primeiro passo – definir claramente seu objetivo

Pergunte : o que quero obter  com meu discurso ?
Uma resposta concisa a pergunta ,  simplificará as coisas e  ajudará a definir claramente o principal : seu objetivo



--->      Segundo passo por um título interessante


Pergunte : Que palavra , frase ou oração comunicará a idéia de maneira fácil de entender , ou despertará curiosidade por meu discurso ?

É melhor que seu discurso tenha um título que o identifique claramente, para concentrar suas idéias em seu objetivo , e que sirva para armar seu argumento ao redor de uma frase que te faça recordar constantemente a idéia principal .

Uma sugestão prática para pôr um título em seu discurso, é combinar três elementos :
1. Usar a idéia central
2.Conectá-la com a ação que deseja obter dos ouvintes como resultado .
3. Usar um verbo na primeira pessoa do plural .( Apoiemos , trabalhemos,  vamos , lutemos , etc...)


--->    Terceiro passo - preparar a conclusão .

Pergunte : Como terminarei meu discurso ?

O final do discurso é para pedir ao ouvinte que reflita sobre o explicado, ou que faça algo a respeito . Tem duas partes fundamentais :
1.     Uma solicitação
2.     Uma motivação 

--->Quarto passo -  Ordene suas idéias logicamente .

Pergunte-se : Como ordenarei minhas idéias ?

Sempre umas idéias devem vir primeiro e outras depois. Por exemplo, estas são quatro das fórmulas mais utilizadas pelos oradores.

1.     Do problema a solução
2.     Das causas aos efeitos
3.     Por contraste
4.     Por combinação de vários estilos de ordenamento .

--->Quinto passo  - ( preparando uma introdução / opcional )

A ordem de idéias que você definiu no quarto passo, é exatamente a mesma que te servirá para apresentar uma prévia do assunto que irá discursar. Esta introdução é opcional e dependerá das circunstâncias , assim como do tempo que dispõe.







quinta-feira, 16 de junho de 2011

Lei do Estagiário: Tirem suas dúvidas

A concessão de férias remuneradas de um mês após um ano de estágio, ou proporcionais para prazos menores, também é um novo benefício decorrente da lei em vigor.

A nova lei do estágio, que entrou em vigor em setembro de 2009, prevê recesso remunerado para estagiários. De acordo com a Lei n.º 11.788, os estagiários que tenham contrato com duração igual ou superior a um ano têm direito a 30 dias de recesso, preferencialmente durante as férias escolares. Além disso, nos casos de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional. Então, quem começar agora, por exemplo, no futuro terá férias equivalentes ao período que trabalhar, além de receber ajuda para pagar o transporte e bolsa que costuma girar em torno de um salário-mínimo. 
Quanto à duração do estágio, a nova lei diz que estudantes da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental (na modalidade profissional de educação de jovens e adultos) só podem ser contratados para a carga horária de quatro horas diárias de trabalho. 



Os alunos do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular podem trabalhar com carga máxima de 6 horas diárias ou 30 semanais. Estágios com 40 horas semanais podem ser destinados somente a estudantes matriculados em cursos que alternem aulas teóricas e práticas. 

A lei estabelece ainda que o estágio, mesmo aquele que não é obrigatório para a conclusão do curso, agora tem de estar vinculado ao projeto pedagógico da escola, inclusive no ensino médio. O estagiário tem ainda de ser supervisionado por um coordenador na universidade e por um profissional na empresa. No máximo a cada seis meses, um relatório das atividades do estágio tem de ser apresentado à instituição de ensino.

A lei também fixa limites para o número de estudantes de nível médio estagiando nas empresas. As empresas que têm de um a cinco empregados poderão recrutar apenas um estagiário; de seis a dez, até dois; de 11 a 25 empregados, até cinco estagiários; e acima de 25, pode ter até 20% dos trabalhadores sendo estagiários. A justificativa para a mudança é reduzir a utilização do estágio como substituição de mão-de-obra. 

Outra mudança é a de que o estágio deve durar no máximo dois anos -- a lei anterior fixava um mínimo, de seis meses, que não está previsto na nova legislação, mas não estabelecia um máximo. Além disso, a lei estabelece que profissionais liberais de nível superior também poderão recrutar estagiários. 

  • Principais mudanças da Lei do Estágio, que entrou em vigor em setembro de 2009: 
ø Vínculo do estágio ao projeto pedagógico da escola 
ø Férias remuneradas, de 30 dias ou proporcionais ø Limites de quatro ou seis horas diárias
ø Duração do estágio será de até 2 anos 
ø Cotas de 10% das vagas para deficientes
ø Estágio não-obrigatório tem de ser remunerado
ø Limite de vagas nas empresas para estágio de nível médio 

Pra quem já está de olho em uma vaga de estágio, é muito importante ser um estudante completo: saber informática, falar corretamente, estar atualizado e ter uma postura adequada. As novas regras vieram em um momento oportuno, em que o país precisava acelerar o processo de formação de bons profissionais. E o estágio, quando obedece às exigências legais e tem como finalidade o aprendizado do estudante, gera benefícios para toda a sociedade